A APAE de São Sebastião da Amoreira nasceu da vontade de pais de alunos em abrir uma escola especializada no nosso município para atendimento de seus filhos, pois muitos buscavam a instituição EPACE na cidade de Cornélio Procópio, como por exemplo, Aguiar Pereira de Lima, Thiago Ferreira Braga e Oswaldir Antal Junior.
Necessário salientar que na época, Terezinha Ribeiro Antal, enquanto seu filho recebia atendimento na instituição EPACE, atuou como secretária voluntária na mesma instituição e visualizou a organização tanto da APAE quanto da escola especializada. Após seu filho Junior foi transferido para escola especializada em Assaí e em sequência passou por processo de encaminhamento à Sala Especial (conhecida atualmente como Sala de Recursos Multifuncionais), sendo Oswaldir Antal Junior o primeiro aluno a ser incluído na rede regular de ensino, ano em que ainda não havia a ação de INCLUSÃO.
E independente da inclusão de Junior, Terezinha Ribeiro Antal em atenção a causa e sabedoura das necessidades de uma criança com necessidades especiais se comprometeu com outros pais, como Diva Araujo, Pedro Rodrigues da Costa, Antonio Alves, Maria Minervina Carneiro Amaral e outros , dessa forma, com o apoio dos pais, de autoridades, como Adevilson Gouveia (Prefeito na época) e pessoas de nossa comunidade, como Adalgisa Gouveia, Dr Seiti Miura, Enfermeira Miriam Mashima, Jorge e Glaucia Takasumi, André e Adriana Carioba, Ademar Shigueo Tao e tantos outros.
A APAE de São Sebastião da Amoreira iniciou a construção de sua história com o empenho, ajuda e principalmente o voluntariado de muitos, como a intermediação do senhor José Galvão que era amigo íntimo do senhor Justino Alves Pereira, Presidente da APAE de Ibiporã e baluarte da causa apaeana que auxiliou e forneceu todos os modelos, documentos e demais atos necessários a Terezinha Ribeiro Antal para a constituição legal da APAE de São Sebastião da Amoreira, bem como de toda a contribuição do o Padre Haruo Sasaki que também exercia a função de Assistente Social e que por mais de um ano contribuiu de forma gratuita no exercício da função quanto a parte documental da instituição... A história não se encerra aqui e esse é apenas um breve relato de uma história de muita luta, defesa e garantia de direitos à pessoa com deficiência, iniciada no dia 23 de julho de 1991.
Foi possível a construção dessa história graças à dedicação e luta de pessoas voluntárias que, além de tempo dedicaram muito amor à esta causa. São essas:
Expedito Campos Gaspar, nasceu em 18 de julho 1946. Filho de Sebastiana Campos Gaspar e Manoel Cardoso Gaspar, pioneiros de nossa cidade. Expedito, professor aposentado. Foi vice-prefeito e no ano de 1993 foi eleito prefeito. Entre suas obras e projetos, uma que até os dias de hoje é orgulho da sua administração foi a implantação da Escola Especial em 1993 e doação do terreno para a construção da atual SEDE em 1996.
Adalgisa Denise de Almeida Gouveia, nascida em 15/08/1962, no município de Ibaiti, filha de Celestino Elias de Almeida e Terezinha Pandori de Almeida, Licenciada em Letras, casada, mãe de 03 filhos e avó de 08 netos. Exerceu a Presidência nos anos de 1991 a 1993, anos iniciais de fundação da APAE de São Sebastião da Amoreira onde começou a estruturação da associação e da escola para atendimento à pessoa com deficiência.
Terezinha Ribeiro Antal, nascida em 27 de agosto de 1962, no município de São Sebastião da Amoreira, filha de José Cândido Ribeiro e Carmozinda Maria de Jesus Ribeiro. Funcionária Pública Estadual, casada, mãe de 02 filhos. Exerceu seus mandatos nos anos de 1993 a 1995, 1995 a 1997 e 1997 a 1999. Terezinha traz em sua história um legado para a comunidade amoreirense, juntamente com todos que contribuíram para o início e o desenvolvimento da APAE de São Sebastião da Amoreira.
Representando a senhora Terezinha Ribeiro Antal, convidamos o senhor Brasílio Sazaka, que foi 1º Diretor Tesoureiro
Mariza Fortuci de Souza, nascida em 17/02/1957 no município de São Sebastião da Amoreira, filha de Antônio Galdino de Souza e Nelly Fortuce de Souza. Formada em Educação Física na FEFI e em Ciências/Química pela Uenp. Desde então, trabalhou como professora em nossa cidade, com muito amor, carinho e dedicação. Foi Presidente da APAE nos anos de 2001 a 2004Representando a senhora Terezinha Ribeiro Antal, convidamos o senhor Brasílio Sazaka, que foi 1º Diretor Tesoureiro
Nelci Soares Vidotti, nascida em 08/05/1958, no município de São Sebastião da Amoreira, filha de Iolanda Palmeiras Soares e João Salviano Soares, Licenciada em Ciências com Habilitação em matemática, casada, mãe de 03 filhos e avó de 05 netos. Professora Aposentada. Exerceu suas funções da Diretoria da APAE no triênio de 2001 a 2004. Foi Presidente em exercício no afastamento de Mariza Fortuci de Souza.
Odelavio Casassola nasceu em 20/04/1971 em São Sebastião da Amoreira, filho de Luiz Casassola e Lázara Gonzaga Casassola, casado há 23 anos com Fernanda Gaspar, é pai de Otávio Augusto, filho biológico, e Diego, filho do coração.
É formado em Tecnologia em Gestão de Sistemas de Informação pela Unisociesc, sua vida profissional é marcada como Treinador e Técnico Desportivo de Futsal e Voleibol, da Secretaria de Esportes do nosso município, tornando-se mais tarde Secretário de Esportes. Em 1995 passou no Concurso tornando-se Bombeiro Militar, atuou por 25 anos na cidade de Ibiporã, há 1 ano é Comandante da Defesa Civil na cidade de Assaí. Sempre ligado à causas comunitárias, envolveu-se também em ações voluntárias em prol da Apae, participando efetivamente de eventos e do cotidiano escolar. Foi convidado pelo Presidente na época Ademir Lourenço de Gouveia, a compor a diretoria como vice-presidente, tornando-se mais tarde presidente da Associação, tendo participado da Inauguração do prédio atual.
Ademir Lourenço Gouveia (Pardal), nascido em 11/09/1955 em São Sebastião da Amoreira, filho de Belmiro Lourenço de Gouveia e Julia Luiza de Gouveia, casado, pais de 02 filhos e avô. Formado em Ciências Contábeis. Gerente Aposentado do Banestado. Prestou também trabalhos voluntários, participando nos anos 80 da fundação/construção do Albergue Bom Samaritano. Rotariano. Foi Presidente da APAE de Faxinal de 1994 a 1996 e da APAE de São Sebastião da Amoreira de 2005 a 2008, 2011 a 2012 e 2014 a 2016. E Conselheiro Regional das APAEs da Microrregião de Cornélio Procópio de 2013 a 2016. Suas gestões marcaram a APAE com inúmeras conquistas e reconhecimento.
Daniel Cândido Generozo, nascido em 28/12/1962, no município de Ribeirão do Pinhal, filho de Oziel Cândido Generozo e Maria Luiz Generozo, Ensino Superior na formação Tecnologia em Gestão de Sistemas de Informação, veio para o município de São Sebastião da Amoreira, no mês de Julho de 2000, abrindo a Farmácia Santa Inês, esposo e pai. Ingressou no movimento apaeano a convite do ex-presidente Ademir Lourenço Gouveia, exercendo cargos de Diretor de Patrimônio, vice-presidente e Presidente na gestão 2017 a 2019.
Roseli de Oliveira, nascida em 13 de setembro de 1971 em Congonhinhas. Filha de Maria Aparecida de Oliveira. É casada. Mãe de Dayana e Danielly, avó de Luan e Matheus. Roseli é empresária no ramo de cosméticos estabelecida a mais de 23 anos em São Sebastião da Amoreira. Ingressou no movimento apaeano primeiramente como mãe e foi presidente da APAE na gestão 2020-2022.
José Cássio Balbino, nascido em 22 de maio de 1961 em Presidente Prudente/SP, filho de Tobias Balbino de Araujo e Maria da Fonseca Balbino. Sargento da Policia Militar Aposentado, veio para o município de São Sebastião da Amoreira em 2008. José Cássio é esposo de Rosemary Paranhos, pai de dois filhos e avô de 07 de netos. Ingressou no movimento apaeano a partir do convite do ex-presidente Ademir Lourenço Gouveia, exercendo a função de Diretor de Patrimônio de 2017 a 2019 e Vice-Presidente de 2020 a 2022. Atualmente é Presidente em exercício da APAE.